Tuesday, December 27, 2011

Frase do Dia #25

Sobre a claustrofobia. (Seja de onde for que vem.)

« [...] ficas de pé, mas enterras-te até aos tornozelos, vais-te embora depressa, tens medo de ficar enterrado até às canelas, até aos joelhos, até às coxas, corres o risco de ficar enterrado nesta duna, esta duna que parece um túmulo, com o ranger ameaçador da areia, parecendo dizer que vai sepultar tudo, já submergiu as margens do rio, vai sepultar a cidade, sepultar as minhas/tuas recordações de infância, não tem boas intenções [...]» 

Palavras de Gao Xingjan, Uma Cana de Pesca Para o Meu Avô.

Saturday, December 17, 2011

I don't believe in such thing as coincidences


Mas foi. Três meses certinhos entre posts (é só ver a data de publicação dos dois anteriores). Meses de descanso e de trabalho sem paradoxo: de desemprego e duras tarefas domésticas. Ai de quem escarneça das donas de casa! O seu trabalho é como o livro de Calvino*: nunca acaba. (*Suspiro profundo*)

* Esse, o tal dos viajantes no Inverno, ou coiso que o valha. 

À espera (não no centeio)*



Lá vão mais uns quantos meses - talvez mesmo um ano - até que chegue a terceira parte da história. A 5 de Dezembro, Lars Martinson, o talentoso senhor autor (sem ironias de qualquer espécie), anunciou no Twitter que havia completado a página 34 das 115 que planeia ilustrar. Parece que além de autor, é também uma pessoa com vida própria, sujeito às vicissitudes da vida - o contrário daquilo que pareciam incutir nas minhas aulas de Português A (brrrr, um arrepio na espinha ao pensar NESSAS aulas) - e que com a mudança para o Japão e o novo trabalho, ficou com menos tempo para se dedicar ao livro. E com isso, continuo eu à espera.  Confortavelmente à espera.

*Bem sei, os meus trocadilhos/piadas secas são brilhantes. -.-